Avançar para o conteúdo principal

XIV Festival de Acordeão em Santiado da Guarda - Ansião 2010

SANTIAGO DA GUARDA | Festival de Acordeão revelou novos artistas


Vinte e um jovens concorrentes proporcionaram uma tarde de animação musical ímpar em Santiago da Guarda no passado dia 28 de Março. O acordeão foi mais uma vez o rei da festa e fez a sala do Centro de Amizade local parecer pequena para albergar toda a assistência que marcou presença... No final, a vitória sorriu a um jovem de Torres Vedras!
Dia de festa na freguesia de Santiago da Guarda, que recebeu centenas de pessoas numa excelente tarde primaveril. Desde há vários anos que o Festival de Acordeão é um dos eventos mais participados do concelho e este ano não fugiu à regra, com um grande número de concorrentes, boa qualidade dos mesmos e a correspondente adesão da população da região e arredores, para além de muitos familiares dos 'artistas'.
Artistas de 'palmo e meio', na sua grande maioria, alguns que mal se viam atrás do tradicional instrumento. Foram 21 no total, sendo que 9 concorreram no nível I (iniciação), 7 no nível II (médio) e 5 no nível III (elevado). Os mais novos tinham 6 anos de idade, mas a destreza dos seus dedos mostrou que se calhar até começaram a tocar primeiro do que começaram a andar... A concorrente mais velha a concurso tinha apenas 17 anos o que dá uma média de idades muito baixa, que assegurará por certo o futuro deste tipo de música.
Também no género o acordeão tem evoluído. Em 21 presenças foram 8 as actuações femininas, facto que comprova que o acordeão está longe de ser um instrumento para homens. A proveniência dos jovens também foi bastante diversificada, com concorrentes a virem de concelhos como Albufeira, Coimbra, Oliveira do Hospital, Penacova, Pombal, Sertã, Sobral Monte Agraço, Torres Vedras, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e desta vez também Ansião, com dois jovens de 10 anos de idade a representarem e de que maneira a freguesia de Santiago da Guarda!
Depois de duas actuações de cada acordeonista foi altura de apurar os vencedores. No nível de iniciação a vitória ficou em casa com o Jorge Ramalho Luís a vencer secundado pelo Rodrigo Tomé, de Castanheira de Pêra. Em 3º lugar ficaram Tiago Simões, também de Santiago e Vasco Santos, da Sertã.
No nível intermédio, domínio a toda a linha das meninas, com Lara Apolinário, de 10 anos (Torres Vedras) a ser considerada a melhor, logo seguida pela Vanessa Romão (17 anos, Oliveira do Hospital) e pela Tânia Dias (14 anos, Penacova).
Finalmente, no nível mais importante, o grande vencedor do Festival foi João Pedro Sousa Domingues, de 16 anos, natural de Torres Vedras, seguido por José Sérgio Dias (14 anos, Albufeira) e em 3º por Francisco Alexandre Batista (12 anos, Torres Vedras).
A organização, a cargo do Centro de Amizade e Animação Social com apoios da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Caixa de Crédito Agrícola e ETP Sicó, distribuiu ainda prémios pecuniários no valor total de 750 euros, dos quais 400 ficaram na posse do vencedor. Os três primeiros de cada nível receberam troféus e houve lembranças para todos os concorrentes.
A animação não se cingiu ao acordeão, já que o Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião também actuou. Cá fora, também havia festa com vários acordeonistas seniores a manejarem com mestria o instrumento e a darem azo inclusivamente a algumas cantigas à desgarrada.
Em suma, uma jornada que foi uma excelente propaganda da música popular e que tornou Santiago da Guarda um destino mais conhecido e porque não... a capital do acordeão da nossa região!
Todos os participantes do XIV Festival de Santiago da Guarda
A participante Lara Apolinário, 1º prémio do Nivel II
João de Castro, 1º Premio do Nivel III
Vasco Santos, 3º prémio do Nivel I

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aulas de acordeão ou concertina

Escolas de Acordeão nos locais: Alenquer, Carregado, Carvoeira (Torres Vedras), Torres Vedras, Asseiceira (Rio Maior),Santiago da Guarda (Ansião, Sertã. Aulas individuais com métodos e mensalidades personalizadas!

Alunos Premiados

Parabéns aos alunos das várias escolas de acordeão de José Cláudio e Catarina Brilha, cinco prémios obtidos no XIX Concurso de Acordeão de Santiago da Guarda a 29 de Março de 2015 1º nível Sofia Goncalves (Carvoeira) 1º Prémio 1º nível Alexandre Alves (Sertã) 2º Prémio 2º nível Vasco Santos (Sertã) 1º Prémio 2º nível Miguel Ribeiro (Sertã) 2º Prémio 2º nível Rodrigo Tomé (Castanheira de Pera) 3º Prémio  

Atuações das Escolas de Acordeão