Avançar para o conteúdo principal

XIV Festival de Acordeão em Santiado da Guarda - Ansião 2010

SANTIAGO DA GUARDA | Festival de Acordeão revelou novos artistas


Vinte e um jovens concorrentes proporcionaram uma tarde de animação musical ímpar em Santiago da Guarda no passado dia 28 de Março. O acordeão foi mais uma vez o rei da festa e fez a sala do Centro de Amizade local parecer pequena para albergar toda a assistência que marcou presença... No final, a vitória sorriu a um jovem de Torres Vedras!
Dia de festa na freguesia de Santiago da Guarda, que recebeu centenas de pessoas numa excelente tarde primaveril. Desde há vários anos que o Festival de Acordeão é um dos eventos mais participados do concelho e este ano não fugiu à regra, com um grande número de concorrentes, boa qualidade dos mesmos e a correspondente adesão da população da região e arredores, para além de muitos familiares dos 'artistas'.
Artistas de 'palmo e meio', na sua grande maioria, alguns que mal se viam atrás do tradicional instrumento. Foram 21 no total, sendo que 9 concorreram no nível I (iniciação), 7 no nível II (médio) e 5 no nível III (elevado). Os mais novos tinham 6 anos de idade, mas a destreza dos seus dedos mostrou que se calhar até começaram a tocar primeiro do que começaram a andar... A concorrente mais velha a concurso tinha apenas 17 anos o que dá uma média de idades muito baixa, que assegurará por certo o futuro deste tipo de música.
Também no género o acordeão tem evoluído. Em 21 presenças foram 8 as actuações femininas, facto que comprova que o acordeão está longe de ser um instrumento para homens. A proveniência dos jovens também foi bastante diversificada, com concorrentes a virem de concelhos como Albufeira, Coimbra, Oliveira do Hospital, Penacova, Pombal, Sertã, Sobral Monte Agraço, Torres Vedras, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e desta vez também Ansião, com dois jovens de 10 anos de idade a representarem e de que maneira a freguesia de Santiago da Guarda!
Depois de duas actuações de cada acordeonista foi altura de apurar os vencedores. No nível de iniciação a vitória ficou em casa com o Jorge Ramalho Luís a vencer secundado pelo Rodrigo Tomé, de Castanheira de Pêra. Em 3º lugar ficaram Tiago Simões, também de Santiago e Vasco Santos, da Sertã.
No nível intermédio, domínio a toda a linha das meninas, com Lara Apolinário, de 10 anos (Torres Vedras) a ser considerada a melhor, logo seguida pela Vanessa Romão (17 anos, Oliveira do Hospital) e pela Tânia Dias (14 anos, Penacova).
Finalmente, no nível mais importante, o grande vencedor do Festival foi João Pedro Sousa Domingues, de 16 anos, natural de Torres Vedras, seguido por José Sérgio Dias (14 anos, Albufeira) e em 3º por Francisco Alexandre Batista (12 anos, Torres Vedras).
A organização, a cargo do Centro de Amizade e Animação Social com apoios da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Caixa de Crédito Agrícola e ETP Sicó, distribuiu ainda prémios pecuniários no valor total de 750 euros, dos quais 400 ficaram na posse do vencedor. Os três primeiros de cada nível receberam troféus e houve lembranças para todos os concorrentes.
A animação não se cingiu ao acordeão, já que o Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião também actuou. Cá fora, também havia festa com vários acordeonistas seniores a manejarem com mestria o instrumento e a darem azo inclusivamente a algumas cantigas à desgarrada.
Em suma, uma jornada que foi uma excelente propaganda da música popular e que tornou Santiago da Guarda um destino mais conhecido e porque não... a capital do acordeão da nossa região!
Todos os participantes do XIV Festival de Santiago da Guarda
A participante Lara Apolinário, 1º prémio do Nivel II
João de Castro, 1º Premio do Nivel III
Vasco Santos, 3º prémio do Nivel I

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acordeão - A sua Historia

Como apareceu o acordeão? Origem Foi há 2700 anos antes de Cristo, que foi inventado na China um instrumento denominado CHENG. É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca. Tinha a forma de uma ave, o Fénix, que os chineses consideravam o imperador das aves. O Cheng era dividido em 3 partes: 1º-Recipiente de ar; 2º- Canudo de sopro; 3º- Tubos de bambu. O recipiente de ar parece com o bojo de um bule de chá. O canudo de sopro tem a forma de um bico de bule ou do pescoço de um cisne. A quantidade dos tubos de bambu variava, porém, a mais usada é a de 17. Interessante  é que destes 17 tubos de bambu, 4 não têm a abertura em baixo para entrada do ar, são mudos, são colocados somente por uma questão de estética. Na parte superior do recipiente de ar ou reservatório de ar, existem as perfurações onde são fixados os tubos de bambu  e em cada tubo é colocado a lingueta ou palheta, para produzir o som. Este  recipiente (espécie de cabaça) é abastecido constantemente pelo sopro

GALA DE ACORDEÃO DE JOSÉ CLÁUDIO

Gala de Apresentação do Novo Disco de José Cláudio, superou as expectativas. Nesta noite dedicada, principalmente, ao acordeão foram 17 os artistas presentes em Castanheira de Pera no dia 29 de Agosto. Com a apresentação a cargo de Patrícia e Fernando Neto a gala começou pelas 22horas nesta noite de grande festa e com muita gente a assistir, eram mais de mil pessoas, o espectáculo começou com o Rodrigo, Miguel e Vasco a interpretar um tema juntos, estes três são alunos de José Cláudio, bem como Helder Costa, Michel e Sónia Neves, seguindo-se as actuações de Francisco Baptista, Cristiana, Victor Apólo, João de Castro, Sofia Henriques, Rouxinol, Fernando António, José Luís, Catarina Brilha, em seguida a apresentação de 6 temas do novo disco de José Cláudio, ao vivo. Para fechar o espectáculo com chave de ouro, foi a D. Eugénia Lima que tocou alguns temas do seu reportório e fez levantar a plateia no final desses mesmos, deixando o público ao rubro como é habitual. O espectáculo durou

Aulas de acordeão ou concertina

Escolas de Acordeão nos locais: Alenquer, Carregado, Carvoeira (Torres Vedras), Torres Vedras, Asseiceira (Rio Maior),Santiago da Guarda (Ansião, Sertã. Aulas individuais com métodos e mensalidades personalizadas!