quinta-feira, 15 de abril de 2010

XIV Festival de Acordeão em Santiado da Guarda - Ansião 2010

SANTIAGO DA GUARDA | Festival de Acordeão revelou novos artistas


Vinte e um jovens concorrentes proporcionaram uma tarde de animação musical ímpar em Santiago da Guarda no passado dia 28 de Março. O acordeão foi mais uma vez o rei da festa e fez a sala do Centro de Amizade local parecer pequena para albergar toda a assistência que marcou presença... No final, a vitória sorriu a um jovem de Torres Vedras!
Dia de festa na freguesia de Santiago da Guarda, que recebeu centenas de pessoas numa excelente tarde primaveril. Desde há vários anos que o Festival de Acordeão é um dos eventos mais participados do concelho e este ano não fugiu à regra, com um grande número de concorrentes, boa qualidade dos mesmos e a correspondente adesão da população da região e arredores, para além de muitos familiares dos 'artistas'.
Artistas de 'palmo e meio', na sua grande maioria, alguns que mal se viam atrás do tradicional instrumento. Foram 21 no total, sendo que 9 concorreram no nível I (iniciação), 7 no nível II (médio) e 5 no nível III (elevado). Os mais novos tinham 6 anos de idade, mas a destreza dos seus dedos mostrou que se calhar até começaram a tocar primeiro do que começaram a andar... A concorrente mais velha a concurso tinha apenas 17 anos o que dá uma média de idades muito baixa, que assegurará por certo o futuro deste tipo de música.
Também no género o acordeão tem evoluído. Em 21 presenças foram 8 as actuações femininas, facto que comprova que o acordeão está longe de ser um instrumento para homens. A proveniência dos jovens também foi bastante diversificada, com concorrentes a virem de concelhos como Albufeira, Coimbra, Oliveira do Hospital, Penacova, Pombal, Sertã, Sobral Monte Agraço, Torres Vedras, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e desta vez também Ansião, com dois jovens de 10 anos de idade a representarem e de que maneira a freguesia de Santiago da Guarda!
Depois de duas actuações de cada acordeonista foi altura de apurar os vencedores. No nível de iniciação a vitória ficou em casa com o Jorge Ramalho Luís a vencer secundado pelo Rodrigo Tomé, de Castanheira de Pêra. Em 3º lugar ficaram Tiago Simões, também de Santiago e Vasco Santos, da Sertã.
No nível intermédio, domínio a toda a linha das meninas, com Lara Apolinário, de 10 anos (Torres Vedras) a ser considerada a melhor, logo seguida pela Vanessa Romão (17 anos, Oliveira do Hospital) e pela Tânia Dias (14 anos, Penacova).
Finalmente, no nível mais importante, o grande vencedor do Festival foi João Pedro Sousa Domingues, de 16 anos, natural de Torres Vedras, seguido por José Sérgio Dias (14 anos, Albufeira) e em 3º por Francisco Alexandre Batista (12 anos, Torres Vedras).
A organização, a cargo do Centro de Amizade e Animação Social com apoios da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Caixa de Crédito Agrícola e ETP Sicó, distribuiu ainda prémios pecuniários no valor total de 750 euros, dos quais 400 ficaram na posse do vencedor. Os três primeiros de cada nível receberam troféus e houve lembranças para todos os concorrentes.
A animação não se cingiu ao acordeão, já que o Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião também actuou. Cá fora, também havia festa com vários acordeonistas seniores a manejarem com mestria o instrumento e a darem azo inclusivamente a algumas cantigas à desgarrada.
Em suma, uma jornada que foi uma excelente propaganda da música popular e que tornou Santiago da Guarda um destino mais conhecido e porque não... a capital do acordeão da nossa região!
Todos os participantes do XIV Festival de Santiago da Guarda
A participante Lara Apolinário, 1º prémio do Nivel II
João de Castro, 1º Premio do Nivel III
Vasco Santos, 3º prémio do Nivel I

Sem comentários:

Enviar um comentário