Avançar para o conteúdo principal

Noticia do Jornal "O Castanheirense" da Gala de José Cláudio




José Cláudio – 20 anos de música

O jovem acordeonista José Cláudio comemorou no dia 29 de Agosto os seus 20 anos de música (quase tantos como tem de idade, ou não tivesse começado com quatro anos…), com um espectáculo no palco do Fórum Activo, onde também lanço o seu quarto disco, precisamente chamado "20 anos de música".

Foi uma impressionante manifestação de amizade ao jovem do Fontão, testemunhada pelas muitas centenas (talvez mais de um milhar) de pessoas que assistiram ao espectáculo, em cujo palco desfilaram 17 acordeonistas, desde os mais jovens alunos de José Cláudio, à lendária, e nesta noite regressada ao palco para apadrinhar a festa deste jovem, Eugénia Lima, que encerrou o espectáculo.

Uma noite decerto memorável para este acordeonista castanheirense que apostou na música, onde desenvolve a sua actividade profissional, como artista e professor, e que já é hoje em dia, fruto de muito estudo e trabalho, um dos nomes mais importantes no panorama do instrumento que escolheu, o acordeon, como aliás, Eugénia Lima, teve oportunidade de referir nas breves palavras que dirigiu à assistência.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acordeão - A sua Historia

Como apareceu o acordeão? Origem Foi há 2700 anos antes de Cristo, que foi inventado na China um instrumento denominado CHENG. É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca. Tinha a forma de uma ave, o Fénix, que os chineses consideravam o imperador das aves. O Cheng era dividido em 3 partes: 1º-Recipiente de ar; 2º- Canudo de sopro; 3º- Tubos de bambu. O recipiente de ar parece com o bojo de um bule de chá. O canudo de sopro tem a forma de um bico de bule ou do pescoço de um cisne. A quantidade dos tubos de bambu variava, porém, a mais usada é a de 17. Interessante  é que destes 17 tubos de bambu, 4 não têm a abertura em baixo para entrada do ar, são mudos, são colocados somente por uma questão de estética. Na parte superior do recipiente de ar ou reservatório de ar, existem as perfurações onde são fixados os tubos de bambu  e em cada tubo é colocado a lingueta ou palheta, para produzir o som. Este  recipiente (espécie de cabaça) é abastecido constantemente pelo sopro

GALA DE ACORDEÃO DE JOSÉ CLÁUDIO

Gala de Apresentação do Novo Disco de José Cláudio, superou as expectativas. Nesta noite dedicada, principalmente, ao acordeão foram 17 os artistas presentes em Castanheira de Pera no dia 29 de Agosto. Com a apresentação a cargo de Patrícia e Fernando Neto a gala começou pelas 22horas nesta noite de grande festa e com muita gente a assistir, eram mais de mil pessoas, o espectáculo começou com o Rodrigo, Miguel e Vasco a interpretar um tema juntos, estes três são alunos de José Cláudio, bem como Helder Costa, Michel e Sónia Neves, seguindo-se as actuações de Francisco Baptista, Cristiana, Victor Apólo, João de Castro, Sofia Henriques, Rouxinol, Fernando António, José Luís, Catarina Brilha, em seguida a apresentação de 6 temas do novo disco de José Cláudio, ao vivo. Para fechar o espectáculo com chave de ouro, foi a D. Eugénia Lima que tocou alguns temas do seu reportório e fez levantar a plateia no final desses mesmos, deixando o público ao rubro como é habitual. O espectáculo durou

Aulas de acordeão ou concertina

Escolas de Acordeão nos locais: Alenquer, Carregado, Carvoeira (Torres Vedras), Torres Vedras, Asseiceira (Rio Maior),Santiago da Guarda (Ansião, Sertã. Aulas individuais com métodos e mensalidades personalizadas!